olinda, cidades,

CAMBURÃO DA ALEGRIA & ÁGUAS DE OXALÁ APRESENTAM NOVIDADES 2026

Alexandre Santos Alexandre Santos Seguir Publicado em 10/12/2025 · 2 mins de leitura
CAMBURÃO DA ALEGRIA & ÁGUAS DE OXALÁ APRESENTAM NOVIDADES 2026
Compartilhe por

O Bloco do Camburão da Alegria e a celebração As Águas de Oxalá realizam, nesta quinta-feira (11 de dezembro), às 10h, uma coletiva de imprensa no Instituto Gilberto Giba Sobral, em frente à Prefeitura de Olinda, para anunciar todas as novidades dos seus cortejos para 2026.

Durante o encontro, o Camburão da Alegria apresentará oficialmente o tema do desfile: “Pernambuco Imortal, Imortal”, além de divulgar os homenageados da edição 2026:

Gernand Lopes (TV Guararapes)

Rafael Cabral (TV Guararapes)

Sabrina Rocha (TV Globo)

Ciro Bezerra (TV Jornal)

Pedro Paulo (TV Nova)

Gilberto Sobral (Giba) — in memoriam

A organização também detalhará a programação, o formato do desfile e as ações culturais previstas para o próximo ano. A coletiva contará com a presença de artistas que integram o cortejo entre eles As Amigas do Brega, André Viana, Banda Sentimentos, Orquestra 100% Mulher, entre outros nomes que farão pequenas apresentações durante o anúncio.

Paralelamente, a coordenação de As Águas de Oxalá apresentará as novidades da 48ª edição, marcada para 11 de janeiro de 2026, que marca o retorno da celebração após o período de luto pela morte do idealizador Tatá Raminho de Oxóssi.

A cerimônia, considerada uma das mais significativas do calendário religioso e cultural de Pernambuco, une simbolicamente o Candomblé e a Igreja Católica. A imagem de Oxalá sai em um andor pequeno da Igreja da Sé, segue pelas ladeiras de Olinda até a Igreja do Bonfim, onde acontece o ritual ecumênico com o andor principal, tradicionalmente ornamentado. O percurso inclui a lavagem das ruas com água de cheiro, simbolizando purificação e renovação espiritual.

A edição de 2026 será conduzida por Pai Jorge de Bessém, sucessor oficial de Tatá Raminho e iniciado no Candomblé desde 1992. Pela primeira vez, a festa não utilizará fogos de artifício, em respeito às pessoas com TEA e aos animais substituindo-os por chuva de papel prateado e fumaça branca, em um efeito simbólico de paz. A programação contará ainda com cantos em iorubá, apresentação do Grupo Voz Nagô, soltura de pombos pela paz, e encerramento na Roça Jeje Oxum Opara, na Vila Popular.

A expectativa é que a integração entre os dois eventos Camburão da Alegria e Águas de Oxalá fortaleça o compromisso comum com a preservação das tradições culturais, artísticas e religiosas de Pernambuco.


📍 Serviço da Coletiva

Data: quinta-feira, 11 de dezembro Hora: 10h Local: Instituto Gilberto Giba Sobral (em frente à Prefeitura de Olinda)