Em Olinda, as prévias de Carnaval começam em setembro. Desse modo, a Prefeitura discute o planejamento para a segurança durante a festa. Alguns pontos foram alinhados nesta terça-feira (19), em reunião na Sala de Gerenciamento de Crises do Centro Integrado de Defesa Social (CIODS), no Recife.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, e o secretário de Segurança Cidadã da cidade, Coronel Pereira Neto, apresentaram os planos para todas as secretarias presentes. Também participaram as Polícias Militar e Civil, Corregedoria, Ouvidoria e mais. A Defesa Social também mostrou a estratégia para o período.
“Como a gente vem trabalhando, desde sempre, como prevenção sendo um dos fatores de principal atuação na nossa gestão, temos começado essas reuniões sobre prévias e grandes eventos há algum tempo. Sabemos da responsabilidade do Estado também colocar as forças de segurança pública para nos ajudar neste quesito, mas a gente tem também tentado fazer o nosso papel da melhor forma possível para atuar em conjunto”, iniciou Mirella.
“No final, o nosso objetivo é um só: cuidar das pessoas, cuidar do nosso patrimônio, cuidar da nossa cidade. Viemos integrar todas as ações, integrar todas as secretarias para que a gente consiga ter prévias mais seguras, um carnaval mais seguro consequentemente”, acrescentou a prefeita, acompanhada de Pereira Neto.
“Hoje foi dia de debater sobre planos de ação para nossas prévias carnavalescas, criando colaborações institucionais que permitam a tranquilidade e segurança de todos moradores e foliões”, falou Pereira.
ALGUNS PONTOS DEFINIDOS NO ENCONTRO PARA AS PRÉVIAS:
– Início dos trabalhos das equipes de segurança às 15h;
– Fim dos trabalhos das equipes de segurança a 1h da manhã (sábado) e 23h (domingo);
– Impedir acesso de ambulantes não cadastrados com carro de mão ou veículos às ruas delimitadas;
– Comerciantes de bares/restaurantes devem exercer controle permanente sobre clientes para não usarem vasilhames de vidros na área externa do estabelecimento;
– Pontos de trocas de garrafas de vidro por descartáveis: Quatro Cantos, Mercado da Ribeira e Praça João Alfredo;
– Guardas e videomonitoramento espalhados pela cidade;
– Guarnição específica no Alto da Sé.
Fotos: Arquimedes Santos