A Prefeitura de Olinda intensificou, nesta sexta-feira (2), as ações de enfrentamento ao descarte irregular de resíduos sólidos ao realizar uma operação integrada de fiscalização, voltada especialmente ao entulho e aos resíduos da construção civil (RCC). A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental, o ordenamento do espaço urbano e a promoção de mais qualidade de vida para a população.
Durante as fiscalizações, os técnicos lavraram seis autos de infração em locais onde obras em andamento realizavam o depósito irregular de resíduos da construção civil em vias públicas, em desacordo com a legislação ambiental municipal. A prática, além de ilegal, compromete a mobilidade urbana, a segurança de pedestres e motoristas, e provoca impactos diretos ao meio ambiente e à paisagem da cidade.
As equipes também realizaram vistorias em 12 pontos tradicionalmente utilizados para o descarte irregular de resíduos sólidos, incluindo áreas ambientalmente sensíveis, como margens de rios e lagoas. Apesar do histórico de reincidência e da circulação frequente de veículos automotores nesses locais, não houve flagrantes durante a ação. Por essa razão, não foram registradas autuações de trânsito nem aplicadas medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
No aspecto criminal, a operação não resultou na condução de pessoas à delegacia, nem foram identificadas ocorrências com gravidade ou volume que justificassem encaminhamento ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
A ação evidencia a força do trabalho integrado desenvolvido pela Prefeitura de Olinda, que alia fiscalização ambiental, segurança pública, mobilidade e ordenamento urbano como estratégia para coibir práticas irregulares, proteger áreas sensíveis e garantir uma cidade mais limpa e organizada.
De acordo com a gestão, novas operações integradas seguirão sendo realizadas, com foco especial em áreas sensíveis e com histórico de reincidência, fortalecendo não apenas a fiscalização, mas também as ações de prevenção e educação ambiental.
Como parte desse esforço permanente, a Guarda Civil Municipal de Olinda, por meio do Grupamento de Apoio ao Controle Urbano (GACO), realizará patrulhamento diário com o objetivo de combater crimes ambientais e infrações administrativas relacionadas ao descarte irregular de resíduos sólidos, especialmente os oriundos da construção civil, ampliando a presença do poder público e a proteção do meio ambiente urbano.
Trabalho Integrado As ações foram previamente planejadas e concentradas em pontos críticos e áreas com histórico recorrente de descarte irregular em diferentes regiões do município. A operação mobilizou, de forma articulada, equipes das Secretarias de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAPU), Gestão Urbana (SGU), Segurança Cidadã, por meio da Guarda Municipal, Mobilidade Urbana (SMOB) e Comunicação (Secom).
Alexandre Santos
MÔ DA BARRACA ENCERRA 2025 COM SERVIÇOS PRESTADOS À ILHA DE SANTANA E PROJETA MAIS TRABALHO EM 2026