A tradicional celebração das Águas de Oxalá, que realiza a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, em Olinda, acontece no próximo domingo, 11 de janeiro, reunindo fé, ancestralidade e respeito à diversidade religiosa. O evento chega à sua 48ª edição e integra o calendário cultural e religioso da cidade.
Neste ano, a cerimônia será realizada em homenagem ao seu fundador (in memoriam), Tatá Raminho de Oxóssy, que antes de seu falecimento oficializou, de forma documental, a sucessão do comando para o babalorixá Pai Jorge de Bessem. Atualmente, Pai Jorge é responsável pela Casa Roça Jeje Oxum Opará Oxóssi Ibualama e pela condução das Águas de Oxalá.
Com o tema da inclusão, a edição de 2026 não contará com fogos de artifício, em respeito às pessoas autistas e aos animais. Em substituição, o público será contemplado com uma chuva de papel branco e prata, criando um cenário inovador e simbólico, que reforça o compromisso do evento com a sensibilidade social e o cuidado com a vida.
A lavagem em homenagem a Oxalá, divindade associada a Jesus Cristo no sincretismo religioso católico, é marcada por pedidos de paz para o ano que se inicia e para o Carnaval de Olinda, além de saúde e prosperidade para as famílias. O evento terá caráter ecumênico, com uma bênção conjunta realizada pelo padre Maurício e pelo babalorixá Jorge, simbolizando o diálogo e o respeito entre as religiões.
Durante o cortejo, as tradicionais baianas lançarão água de cheiro sobre o público, preparada com alfazema e arroz, símbolos de Oxalá nos terreiros. A programação conta ainda com cerca de 30 ogans, além das apresentações do Grupo Voz Nagô, Afoxé Ilê de Egba, Tambores de Ogum, Afoxé Oyá Guerê, Afoxé Povo de Oguian dos Tambores de Ogum, que sairão de vários pontos da cidade e se encontram em frente a igreja, e o palco aberto para artistas convidados. A mestra de cerimônia desta edição será Ana Paula Guedes
A cerimônia será conduzida por Pai Jorge, em Orumbá, língua africana que exalta a ancestralidade e a ligação do ser humano com a natureza.
A concentração acontece a partir das 15h, com saída do cortejo prevista para as 17h, partindo da Igreja do Bonfim em direção à Roça, casa oficial das Águas de Oxalá, onde o evento será encerrado.
O evento conta com o apoio do governo do estado, através da Empetur, Fundarpe e a prefeita municipal de Olinda, além de parceiros privados.
Foto: Péricles Chagas
Alexandre Santos
PREFEITURA DE OLINDA INSTALA BANHEIROS QUÍMICOS EM PONTOS ESTRATÉGICOS PARA O PERÍODO DAS PRÉVIAS