A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, marcou para amanhã, às 11h, a primeira reunião de retomada do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (CONDERM). A reativação do órgão ocorre após articulação dos prefeitos de Olinda, Mirella (PSD), e de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), que se reuniram recentemente para discutir a importância do conselho na solução de problemas comuns aos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Raquel Lyra enfatizou que a reestruturação do CONDERM será fundamental para fortalecer o planejamento e a execução de políticas públicas nos 14 municípios da RMR. “A gente tem, sim, a decisão de retomar o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Falávamos isso vindo para cá, da importância dos consórcios, dos conselhos de desenvolvimento, para que a gente possa ter metas únicas e gastarmos a nossa energia numa direção só (…) a gente gastar nosso dinheiro de maneira mais eficiente”, destacou a governadora.
O CONDERM é um órgão deliberativo e consultivo que reúne prefeitos da RMR, representantes do Governo do Estado e membros consultivos, como vereadores e deputados estaduais. O conselho tem como objetivo promover a integração entre os municípios da região em áreas estratégicas como trânsito, infraestrutura, saúde e educação. Além disso, o órgão também se debruça sobre questões costeiras, como projetos de engorda de praias para conter o avanço do mar.
A reativação do conselho foi um dos temas debatidos recentemente entre Raquel Lyra e a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, durante reunião no Palácio do Campo das Princesas. Mirella destacou a importância do fortalecimento do debate metropolitano e elogiou o compromisso da governadora com a iniciativa.
Com a volta do CONDERM, a expectativa é que os municípios da RMR possam atuar de maneira mais coordenada, garantindo soluções mais eficazes para desafios que ultrapassam os limites de cada cidade.