Fundado em 11 de fevereiro de 2012, no coração do Sítio Histórico de Olinda, o Bloco Peneirão se consolidou como uma das expressões mais autênticas do carnaval de rua da cidade. A troça carnavalesca nasceu como homenagem a Peneira, figura histórica e popular de Olinda, dono do tradicional Bar do Peneira, ponto de encontro, memória viva e referência cultural das ladeiras olindenses.
O nome Peneirão faz alusão direta à troça carnavalesca e à identidade construída em torno da figura de Peneira, símbolo de simplicidade, irreverência e resistência cultural. Desde sua criação, o bloco se tornou espaço de troca geracional, celebração da cultura popular e afirmação das raízes do carnaval olindense.
Desde sua primeira saída, em 2012, o Peneirão arrasta foliões fiéis e cresce a cada edição, firmando-se como parte indispensável do calendário carnavalesco de Olinda. O desfile oficial acontece tradicionalmente no último sábado antes do Carnaval, reunindo frevo, irreverência, alegria e o espírito popular que fazem do carnaval da cidade um dos mais autênticos do mundo.
Como parte da preparação para o Carnaval 2026, a diretoria do Bloco Peneirão esteve nesta semana na Câmara Municipal de Olinda para realizar o convite oficial ao presidente da Casa, o vereador Saulo Holanda. Na ocasião, o presidente anunciou a entrega do Título de Cidadão de Olinda a Peneira, em reconhecimento à sua trajetória, importância cultural e contribuição histórica para a identidade do Sítio Histórico e do carnaval da cidade.
Para 2026, o Bloco Peneirão já divulgou momentos importantes da sua programação:
• 23 de janeiro – Festa no Clube Atlântico, reunindo foliões, música e celebração da cultura popular;
• 07 de fevereiro – Cortejo oficial pelas ladeiras de Olinda, reafirmando a força do bloco nas ruas.
Com o tema estampado nas artes e camisas “Dormir é revolucionário” o Bloco Peneirão segue mostrando que brincar o carnaval é também um ato de memória, pertencimento e resistência, mantendo viva a essência popular que faz de Olinda referência mundial em cultura e carnaval de rua.
Alexandre Santos
PREFEITURA DE OLINDA ABRE CADASTRO PARA EMPREENDEDORES ANTIGOS DO CARNAVAL 2026