A Câmara Municipal de Olinda finalizou, a 4ª Sessão Legislativa da 30ª Legislatura, encerrando o calendário de atividades do ano de 2024. A última sessão ordinária, realizada na última terça-feira, foi marcada por discursos emocionados de despedida de alguns parlamentares e manifestações de continuidade por parte de outros, preparando o cenário político para o próximo ano.
Balanço do ano legislativo
O Correio Olindense apresenta o relatório oficial do desempenho da Casa durante o ano de 2024. Ao todo, foram realizadas 38 sessões ordinárias, com a apresentação de 75 projetos de lei ordinária, 4 projetos de resolução, 354 requerimentos, 41 projetos de decreto legislativo, além de duas votações de veto a projetos de lei.
Entre os destaques, o vereador que não conseguiu se reeleger Flávio Nascimento(PSD) liderou a apresentação de projetos de lei, com 42 proposições, algumas delas marcadas por controvérsias. O parlamentar foi alvo de análises detalhadas após denúncias de plágio em propostas, levantadas pelo Portal Rede Observatório, que apontaram similaridades com projetos de outras câmaras municipais. Além disso, Flávio também lidera, junto com o vereador Jojó Guerra(PL), a quantidade de decretos legislativos apresentados, com 8 projetos cada.
No quesito requerimentos, o destaque foi o vereador Ricardo Souza(AVANTE), que apresentou 123 pedidos, reforçando sua atuação na Casa. Por outro lado, 11 vereadores não apresentaram nenhum projeto de lei durante todo o ano.
Posse e eleição da Mesa Diretora
Com o encerramento das atividades legislativas, as atenções agora se voltam para o dia 1º de janeiro, data em que os parlamentares darão posse à prefeita eleita Mirella e ao vice-prefeito Chiquinho. Na mesma ocasião, os vereadores eleitos também tomarão posse e farão a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026.
A disputa mais aguardada é pela primeira secretaria, onde há uma expectativa de embate entre os vereadores Denise Almeida(PSD) e Mizael Prestanista(PSD). Já os demais cargos da Mesa devem ser decididos por aclamação. O atual presidente Saulo Holanda(MDB) é cotado para se reeleger, enquanto o vereador Jesuino Araújo(PSD) deverá assumir como 1º vice-presidente.
Outros nomes que podem disputar cargos na Mesa incluem os vereadores Sarmento(PL), Sardinha(AGIR), Jadilson Bombeiro(PL) e Iran Barbosa(DC), que devem colocar seus nomes à disposição para votação.
Com o encerramento de um ano marcado por intensas atividades e debates, a Câmara de Olinda se prepara para um novo ciclo político, já mirando as responsabilidades e desafios do próximo mandato.