olinda, cidades,

CÂMARA DE VEREADORES DE OLINDA REJEITA CINCO PEDIDOS DE IMPEACHMENT DA PREFEITA MIRELLA ALMEIDA

Alexandre Santos Alexandre Santos Seguir Publicado em 05/02/2026 · 1 mins de leitura
CÂMARA DE VEREADORES DE OLINDA REJEITA CINCO PEDIDOS DE IMPEACHMENT DA PREFEITA MIRELLA ALMEIDA
Compartilhe por

A Câmara de Vereadores de Olinda rejeitou, hoje, cinco pedidos de impeachment protocolados contra a prefeita Mirella Almeida (PSD). As propostas foram analisadas inicialmente pela Procuradoria da Casa Bernardo Vieira de Melo e não avançaram na apreciação em plenário.

De acordo com o regimento interno, os pedidos de impeachment só podem ser apreciados pelos vereadores após parecer da Procuradoria da Câmara. Para que o processo tenha prosseguimento, também é necessário o apoio da maioria simples dos parlamentares, respeitando o quórum mínimo de nove vereadores, o que não ocorreu neste caso.

Os pedidos foram protocolados pelo ex-candidato a prefeito de Olinda, Antônio Campos, que disputou a eleição municipal de 2024. Entre as alegações apresentadas estavam suspeitas relacionadas à prestação de contas do Carnaval de 2025, inadimplência com fornecedores, ausência de respostas a requerimentos protocolados por vereadores e suposto pagamento seletivo a fornecedores.

Este não foi o primeiro pedido de impeachment enfrentado pela atual gestão. Em junho de 2025, outro pedido com o mesmo objetivo já havia sido rejeitado pela Câmara de Vereadores de Olinda.

Por meio de nota divulgada à imprensa, a prefeita Mirella Almeida afirmou que encara os pedidos com “serenidade e responsabilidade” e classificou as iniciativas como uma tentativa de uso político de um instrumento constitucional. A gestora reforçou que sua administração sempre respeitou a legalidade, as instituições e o devido processo legal, destacando ainda que sua atuação é pautada pela transparência, pelo diálogo e pelo compromisso com a população olindense.

Na nota, a prefeita também afirmou que seguirá concentrada no trabalho, na entrega de resultados e no cuidado com a cidade de Olinda, ressaltando que não permitirá que disputas políticas desviem o foco do desenvolvimento do município e do fortalecimento da democracia.