A noite da sexta-feira, 04 de julho, foi marcada por tensão e embates no debate entre os três candidatos à presidência municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Olinda. O encontro, realizado na Câmara Municipal, reuniu a militância petista, lideranças políticas, parlamentares, ex-parlamentares e figuras importantes como a presidente do SINTEPE, Ivete Caetano.
Os candidatos Mardônio, Helder Pires e Vívian Farias apresentaram suas propostas, participaram de rodadas de perguntas e responderam a temas espinhosos sobre o futuro da sigla na cidade. A mediação do debate ficou por conta de Rayssa, Lulinha (atual presidente do PT Olinda) e Ana Santana, segunda vice-presidente da executiva municipal do partido.
Durante todo o debate, o clima foi de forte participação popular, com gritos de ordem e manifestações entusiasmadas (e por vezes exaltadas) da militância. As interrupções e trocas de indiretas entre os candidatos também marcaram o tom do encontro.
O momento mais tenso aconteceu nos minutos finais, durante as considerações de encerramento da candidata Vívian Farias. Um bate-boca entre militantes ligados a ela e ao candidato Helder Pires ganhou o centro da atenção e forçou uma breve interrupção da fala. Os dois protagonistas do embate foram contidos por outros presentes, mas parte do público se retirou após o incidente. A fala de Vívian foi retomada com o plenário mais esvaziado.
A direção do partido e os próprios candidatos lamentaram o episódio, reforçando a importância do respeito mútuo entre os militantes neste momento decisivo para os rumos do PT em Olinda.
A eleição acontece neste domingo, 06 de julho, e será realizada em três locais de votação: Escola Santo Inácio de Loyola (Águas Compridas), Escola Guedes Alcoforado (Varadouro) e Escola Compositor Antônio Maria (Rio Doce). Estão aptos a votar todos os filiados ao partido que deverão escolher os presidentes municipais, estaduais e nacionais, além das respectivas chapas.
Confira abaixo as notas enviadas pelos dois militantes envolvidos na confusão:
NOTA DE MACAXEIRA
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Sou filiado ao Partido dos Trabalhadores e componho com orgulho a chapa liderada por Vívian Farias no PED Olinda. Diante de recentes distorções que circularam após o debate, venho a público esclarecer os fatos com transparência e responsabilidade.
Durante o debate do PED, fui alvo de agressões verbais por parte de uma conselheira tutelar da chapa de oposição. Em resposta, reagi da mesma forma como fui ofendido, com firmeza, indignação e respeito à minha história. Mas é preciso ser claro: em nenhum momento fui agressor de mulher.
Tenho hombridade e uma trajetória construída com base no respeito, no diálogo e na ética. Jamais aceitaria ou praticaria qualquer forma de violência, ainda mais contra uma mulher.
Existe um vídeo que comprova claramente a postura da conselheira, demonstrando que as provocações partiram dela. Reafirmo que minha reação foi proporcional à agressão sofrida, sem jamais ultrapassar os limites da dignidade ou da política limpa que defendo.
Lamento que tentem deturpar os fatos para desgastar a nossa chapa. Mas sigo de cabeça erguida, com a consciência tranquila, lado a lado com Vívian e tantos companheiros e companheiras que constroem um PT de respeito, coragem e compromisso com sua base.
NOTA DO GRUPO DE HÉLDER PIRES
Companheira Rafaela Crispim, toda a minha solidariedade pelo ocorrido hoje no final do Debate interno do PT-Olinda. Não podemos tolerar quaisquer tipo de agressão, maiormente, contra mulheres no exercício de representação política. Informo que irei formalizar um pedido a direção Municipal e a Secretaria Estadual de Mulheres, para apurar com rigor a ocorrência. Não permitiremos que agressores maculem a imagem do nosso Partido, nem violem a vida e a integridade das mulheres!
Ao final do debate, uma confusão interrompeu os trabalhos: um militante que não é filiado identificado como Macaxeira, apoiador da candidatura de Vivian, tentou agredir a conselheira tutelar Rafaela Crispim, integrante do partido.
…
Alexandre Santos
OLINDA INSTITUI COMITÊ PELA PROTEÇÃO ANIMAL PARA FORTALECER POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA