olinda, legislativo,

ESPECIALISTAS AFIRMAM QUE SITUAÇÃO DOS VEREADORES DE OLINDA É MUITO DIFÍCIL

Alexandre Santos Alexandre Santos Seguir Publicado em 19/06/2024 · 1 min de leitura
ESPECIALISTAS AFIRMAM QUE SITUAÇÃO DOS VEREADORES DE OLINDA É MUITO DIFÍCIL
Compartilhe por

A situação dos vereadores de Olinda, Bruno D’melo, Everaldo Silva, Jesuíno Araújo e Vladimir Labanca, se encontra em um momento crítico. No julgamento realizado ontem, o relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apresentou um voto favorável à cassação dos diplomas dos quatro vereadores, agravando ainda mais a situação.

O processo, que trata de fraude à cota de gênero, acusa os partidos de realizarem esquemas em que candidaturas fictícias foram utilizadas para cumprir a legislação eleitoral que exige pelo menos 30% de candidatas mulheres em cada partido. Essa prática, que busca burlar as normas destinadas a promover a igualdade de gênero na política, é considerada uma grave infração eleitoral.

Durante a sessão, além do voto favorável do relator, houve uma intensa discussão sobre o efeito imediato da decisão e um pedido de vista foi apresentado pelo desembargador Felipe Campos. Esse pedido adiou temporariamente a decisão final, mas especialistas acreditam que a situação dos vereadores está cada vez mais complicada. Segundo esses especialistas, na próxima sexta-feira, o processo estará pautado novamente, e há uma forte expectativa de que o pleno do TRE confirme a cassação dos mandatos dos quatro vereadores.

Caso a cassação seja confirmada, os vereadores Bruno D’melo, Everaldo Silva, Jesuíno Araújo e Vladimir Labanca perderão seus mandatos, o que provocará uma significativa mudança no cenário político de Olinda. A fraude à cota de gênero é um problema que tem sido combatido com rigor pela Justiça Eleitoral, e a confirmação da cassação servirá como um alerta para outros políticos e partidos que tentem burlar as regras eleitorais.

Especialistas ressaltam que as decisões do TRE são um marco importante no combate às fraudes eleitorais e na promoção da equidade de gênero na política. “A confirmação da cassação dos diplomas dos vereadores de Olinda será um importante passo para garantir que as leis eleitorais sejam respeitadas e que a participação feminina na política seja efetivamente promovida na cidade de Olinda” afirmou um analista político.