O Núcleo Infantil de Integração (Nidi), localizado na Vila Olímpica de Rio Doce, em Olinda, está oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos para mães de crianças atípicas e neurodivergentes, com o objetivo de acolher, dar assistência e estimular a capacidade de empreender. As formações acontecem nas áreas de beleza e estética, sempre às terças e sextas-feiras, contemplando atividades como designer de sobrancelhas, corte unissex, spa dos pés, manicure, depilação, técnicas de tranças, massagens relaxantes e barbeiro(a).
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Saúde e faz parte de uma gestão integrada com as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação e Esportes. A proposta é otimizar o tempo das mães enquanto seus filhos participam de consultas, terapias e atividades esportivas no núcleo. Além das mães, os cursos também estão abertos a responsáveis e familiares, fortalecendo o vínculo comunitário e ampliando oportunidades de renda.
A primeira turma dos cursos já concluiu o curso. Com o certificado em mãos, as participantes destacam o impacto direto da ação na autoestima e na qualidade de vida.
“Importante demais, sabe? Trabalhar a autoestima das mães atípicas, que têm uma carreira tão difícil. Esse curso veio para cuidar de quem cuida. Existe vida pós-diagnóstico. Minha filha está na aula e eu estou aprendendo. Maravilhoso”, destacou Natália Maria, mãe de uma criança de 6 anos do Nidi.
A mesma percepção é compartilhada por Eduarda Nunes, que sonhava em se profissionalizar na área de estética. “É maravilhoso, né? Foi um sonho realizado. Quando os filhos estão na escola, a gente vem pro curso e já começa a pensar em abrir um salãozinho em casa, atender clientes e transformar isso em renda. Já dá pra sentir o início de uma transformação”.
De acordo com a instrutora Manu Moura, os cursos são pensados para unir acolhimento e capacitação. “Aqui elas vão, antes de qualquer coisa, encontrar um acolhimento. Nosso objetivo é que em pouco tempo consigam gerar renda, já que muitas não conseguem trabalhar como CLT devido às demandas de terapias e cuidados com os filhos. Essa é uma forma de devolvê-las ao mercado de trabalho, sem afetar a rotina com a criança”, enfatizou a instrutora.
A gerente geral do Nidi, Suélen Cruz, explica que a ação nasceu de um olhar atento às necessidades das famílias. “A equipe começou a observar a necessidade de diminuir o risco de isolamento social dessas mães, aumentar a autoestima e abrir caminhos para o empreendedorismo. Assim, fortalecemos vínculos com a unidade e contribuímos para uma melhor qualidade de vida das famílias”.
Como participar?
Os cursos estão disponíveis nos seguintes horários: nas terças, das 14h às 16h30 e às sextas-feiras, das 8h30 às 11h. As inscrições podem se realizadas no local, no horário de funcionamento dos cursos.
Serviço
- Cursos profissionalizantes para mães atípicas
- Local: Núcleo Infantil de Integração (Nidi)
- Endereço: Vila Olímpica de Rio Doce - Av. Cel. Frederico Lundgren, 467 - Rio Doce, Olinda
- Dias: Terças (14h às 16h30) e sextas (8h30 às 11h)
Fotos: Adige Silva/SECOM Olinda
Alexandre Santos
OLINDA LANÇA PROJETO SETEMBRO AMARELO PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO