A entrega da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, no Recife, nesta sexta-feira (16), ocorreu sob o legado de Gilberto Giba Sobral (in memoriam). A atuação do então superintendente do IPHAN em Pernambuco foi determinante para a viabilização e condução técnica do restauro deste importante exemplar do barroco.
Sob a liderança de Giba, foram assegurados o rigor técnico e a articulação institucional com a Fundarpe, essenciais para a obra. Iniciadas em 2024 com mais de R$ 3 milhões do Novo PAC, as intervenções recuperaram a estética histórica da nave e sacristia, incluindo limpeza, reintegrações de douramento e repintura de ornamentos, respeitando as características originais.
A cerimônia contou com o presidente do IPHAN, Leandro Grass, e a governadora Raquel Lyra. Tombada desde 1938 e concluída em 1790, a igreja já havia passado por obras civis entre 2016 e 2019. O templo mantém sua relevância com a fachada em cantaria e o rico acervo artístico, agora preservados conforme as diretrizes de excelência defendidas por Sobral.
Alexandre Santos
ARTICULAÇÃO DO VEREADOR MILCON RANGEL GARANTE VOLTA DA LINHA DE ÔNIBUS DO AMPARO APÓS OBRA NA ÁREA