olinda, economia,

OLINDA: A CIDADE QUE ERA DORMITÓRIO, HOJE, É CENÁRIO DE OPORTUNIDADES

Alexandre Santos Alexandre Santos Seguir Publicado em 21/05/2024 · 2 mins de leitura
OLINDA: A CIDADE QUE ERA DORMITÓRIO, HOJE, É CENÁRIO DE OPORTUNIDADES
Compartilhe por

Por: Mirella Almeida

Olinda é uma cidade que encanta os olhos de todos e que possui grande potencial para várias áreas. Uma delas é o desenvolvimento econômico, que possibilita o impulsionamento para a geração de empregos e o empreendedorismo. Sobre esse assunto, a Marim dos Caetés tem representativos números para apresentar e destacar que, a cada dia, a fama de “Cidade-Dormitório” é coisa do passado.

Mais de 10 mil novos empregos foram criados entre os anos de 2021 e 2023, conforme aponta o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Cerca de 16 mil pequenos, médios e grandes empreendimentos se instalaram no município desde o ano de 2017, segundo o Ministério da Fazenda.

No entanto, um passado não muito distante apontava dificuldade para a Marim dos Caetés garantir maior empregabilidade para a população. A baixa probabilidade do município sediar indústrias era um dos motivos para esse contexto. Mas ela não poderia ser vista apenas como empecilho. Havia a necessidade de ser adotada uma nova perspectiva para a garantia da geração de novas oportunidades.

O baixo investimento em infraestrutura também era uma das causas da escassez de oportunidades no município. Empresas estavam fechando as portas por terem se instalado em áreas que ficaram impraticáveis para o comércio, devido a más condições de acesso. Um exemplo disso foi a Av. Presidente Kennedy, antigamente conhecida como a “avenida da morte”.

Com a gestão do Professor Lupércio, infraestrutura se tornou uma das grandes prioridades. A tão esperada obra da Nova Kennedy saiu e mudou o cenário da avenida, garantindo melhores condições de acesso e mais qualidade de vida para a população. Essa nova perspectiva também foi positiva para a economia.

O investimento em infraestrutura trouxe bons resultados. Antes mesmo das obras da Nova Kennedy terem sido finalizadas, a avenida já registrava a abertura de aproximadamente 100 novos empreendimentos. Fazem parte da lista, inclusive, unidades dos Grupos Mateus e Assaí, grandes supermercados atacadistas.

Essa experiência de sucesso com a Kennedy agora está sendo aplicada em um outro grande polo econômico: as Avenidas Getúlio Vargas, José Augusto Moreira e a Rua Cândido Pessoa. As obras do Programa Novo Caminho vêm garantindo a reestruturação na infraestrutura para trazer maior dinamismo não apenas para a mobilidade, mas também na movimentação diária no comércio, melhorando a economia e a qualidade de vida. É com determinação e planejamento que Olinda segue rumo ao futuro.

Mirella Almeida - Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo de Olinda