olinda, cidades,

OLINDA LANÇA PROJETO SETEMBRO AMARELO PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Alexandre Santos Alexandre Santos Seguir Publicado em 04/09/2025 · 1 mins de leitura
OLINDA LANÇA PROJETO SETEMBRO AMARELO PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Compartilhe por

A Prefeitura de Olinda iniciou, nesta quarta-feira (3), o Projeto Setembro Amarelo: Cuidando de Quem Cuida, com palestras, rodas de conversa e oficinas conduzidas pelo Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico (NAPP), nas escolas municipais Alexandre Barbosa Lima (Caixa d’Água, manhã e tarde) e São Bento (Guadalupe, tarde), voltado a professores, gestores e funcionários da Rede Municipal.

A iniciativa é uma entre várias ações da gestão neste mês de prevenção ao suicídio.

No primeiro dia, gestores, educadores e funcionários participaram de atividades conduzidas pelos técnicos do NAPP: os psicólogos Adilson Lourenço e Paula Freitas e a assistente social Cristina Aíres.

O projeto promove valorização da vida e cuidado com a saúde mental de profissionais da Rede, com escuta, acolhimento, informação e promoção do bem-estar emocional ao longo de setembro, em diversas unidades de ensino.

A coordenadora do NAPP, Fabiana Leal, explica que o projeto busca oferecer espaços de escuta e acolhimento, promovendo momentos de diálogo, empatia e troca de experiências entre os profissionais.

Além disso, as atividades incluem palestras, rodas de conversa e oficinas com especialistas em saúde mental, abordando temas como estresse, ansiedade, depressão, esgotamento profissional, autoestima e estratégias de autocuidado.

A proposta também prevê ações de prevenção ao suicídio, alinhadas à campanha nacional do Setembro Amarelo.

“O projeto valoriza aqueles que, diariamente, se dedicam à formação de vidas e ao fortalecimento da educação pública de qualidade”, reforça Fabiana.

Para o secretário de Educação, Odin Neves, a proposta incentiva uma cultura permanente de cuidado com a saúde mental dos profissionais, “cuidando de quem cuida com amor e compromisso com a vida”.

Criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo marca, em 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.