olinda, cidades,

PERDEU ALGO NAS PRÉVIAS? OLINDA REFORÇA SERVIÇO DE PERDIDOS E ACHADOS

Alexandre Santos Alexandre Santos Seguir Publicado em 13/01/2026 · 2 mins de leitura
PERDEU ALGO NAS PRÉVIAS? OLINDA REFORÇA SERVIÇO DE PERDIDOS E ACHADOS
Compartilhe por

As prévias carnavalescas de Olinda começaram oficialmente no início de janeiro de 2026, mas apresentações, cortejos e ensaios de blocos, troças e baterias já ocupam as ladeiras do Sítio Histórico desde setembro de 2025. Com a movimentação intensa de foliões, cresce também o número de documentos e objetos pessoais perdidos durante a festa.

De lá para cá, cerca de 275 documentos já foram perdidos e encontrados nas ladeiras, sendo 12 registros apenas no último fim de semana. Diante disso, a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, tem reforçado o serviço de perdidos e achados, garantindo mais organização e facilitando a devolução dos pertences à população.

Quem encontrar documentos ou objetos pessoais durante as prévias pode entregá-los em um dos seguintes pontos de apoio:

Delegacia Móvel – Avenida Liberdade, nº 68, Carmo

Delegacia do Varadouro – Avenida Olinda Dom Hélder Câmara, nº 160

Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur) – Avenida Sigismundo Gonçalves, nº 515, Varadouro

Secretaria de Segurança Cidadã – Avenida Santos Dumont, nº 177, Lado B, Varadouro

Os itens recolhidos são encaminhados à Secretaria de Segurança Cidadã, responsável pela guarda e organização do material.

O cidadão também pode entregar documentos e objetos diretamente a guardas municipais ou policiais militares em serviço durante a folia.

Para verificar se um documento ou objeto perdido foi encontrado, o cidadão pode comparecer à sede da Secretaria de Segurança Cidadã ou entrar em contato, antes, pelo WhatsApp (81) 98979-0054 (atendimento somente por mensagens).

Outra opção é acessar o site da Prefeitura de Olinda, no www.olinda.pe.gov.br, na aba “Serviços”. Por esses canais, é possível falar diretamente com a equipe da secretaria e confirmar a disponibilidade do item perdido.

O secretário de Segurança Cidadã, Pereira Neto, orienta que os foliões levem para as ladeiras apenas o essencial. Segundo ele, em anos anteriores, além de documentos básicos como RG e carteira de motorista, já foram encontrados itens como certidões de nascimento, casamento e até de óbito de familiares, além de cartões bancários e de crédito.

“Para curtir o Carnaval com mais tranquilidade, o ideal é trazer a menor quantidade possível de documentos. Evite cartões, prefira dinheiro trocado ou pagamento via Pix. Dê preferência ao transporte público e, caso venha de carro, estacione apenas em locais permitidos e de fácil acesso”, orientou o secretário.

O serviço de perdidos e achados permanece ativo durante as prévias e será intensificado durantes os dias de Carnaval, quando passaram a funcionar 24 horas.

Créditos: Letícia Freitas/Secom OIinda.