A Prefeitura de Olinda está em avançadas tratativas para transferir diversas secretarias municipais para os prédios onde funcionava a antiga Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). A instituição, que foi referência na formação superior do município por décadas, possuía um amplo campus com área total de 17.315 m², sendo 11.349 m² de área construída, distribuída em vários blocos, salas, dois auditórios, brinquedoteca e demais estruturas acadêmicas.
A ideia, segundo informações obtidas nos bastidores, é transformar o antigo campus em um complexo administrativo moderno, reunindo diferentes pastas da gestão municipal em um mesmo espaço. A Secretaria de Educação deve ser a primeira a se instalar no local, com possibilidade de, em seguida, abrigar também a Secretaria de Governo, que contempla o Gabinete da Prefeita Mirella Almeida, além da Secretaria de Comunicação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O projeto é visto internamente como uma forma de otimizar custos, centralizar serviços públicos e dar nova utilidade a um dos imóveis mais emblemáticos de Olinda, que está desocupado. A proposta ainda prevê que, com o tempo, outras secretarias também sejam transferidas para o espaço, consolidando o local como o principal centro administrativo da cidade.
Apesar de o assunto ainda não ter sido confirmado oficialmente, fontes próximas à administração afirmam que a decisão já é considerada certa nos bastidores, faltando apenas os ajustes finais e o cronograma de mudança.
Caso se concretize, a antiga FACHO ganhará um novo capítulo em sua história, agora como sede do comando administrativo de Olinda.
Alexandre Santos
PROCON PAULISTA PROMOVE BLITZ EDUCATIVA E INCENTIVA CONSUMO CONSCIENTE ENTRE CRIANÇAS