Um protesto contra a gestão da prefeita de Olinda foi realizado na manhã desta terça-feira (06), em frente ao Palácio dos Governadores, sede da administração municipal. O ato foi convocado por lideranças de páginas comunitárias e sindicatos, e teve como principal pauta falhas na coleta de lixo na cidade.
Apesar da ampla divulgação nas redes sociais nos dias que antecederam a mobilização, a manifestação foi marcada pela baixa adesão popular. De acordo com a organização, até por volta das 11h, cerca de 50 pessoas estavam concentradas no local. Pouco tempo depois, o ato foi encerrado.
Além da questão da limpeza urbana, os manifestantes também levantaram críticas à saúde pública e manutenção urbana. Cartazes, palavras de ordem e falas ao microfone foram utilizados para expressar insatisfação.
A baixa participação acabou gerando frustração entre os próprios organizadores. Em declaração reservada, um influenciador digital ligado ao movimento afirmou que o protesto “poderia ter sido muito mais potente”, criticando o que chamou de ativismo restrito às redes sociais, sem presença efetiva nas ruas.
Alexandre Santos
PREFEITURA DE OLINDA REFORÇA CONTROLE DA COLETA DE RESÍDUOS COM CÂMERAS, GPS E FISCALIZAÇÃO AMPLIADA