olinda, legislativo,

PSD VIRA MAIOR BANCADA DA CÂMARA DE OLINDA COM FIM DA JANELA PARTIDÁRIA; 8 PARTIDOS DESAPARECEM

Alexandre Santos Alexandre Santos Seguir Publicado em 09/04/2024 · 1 min de leitura
PSD VIRA MAIOR BANCADA DA CÂMARA DE OLINDA COM FIM DA JANELA PARTIDÁRIA; 8 PARTIDOS DESAPARECEM
Compartilhe por

Após o encerramento da janela partidária na última sexta-feira (5), a Câmara Municipal de Olinda presenciou uma significativa mudança na sua composição política, com 12 dos 17 vereadores da cidade optando por mudar de partido em relação à eleição de 2020. Esse movimento de troca-troca partidário redefine as alianças e influências no Legislativo municipal, prometendo uma nova dinâmica para os próximos anos.

O destaque vai para o PSD, partido do prefeito Lupércio, que emergiu como a maior bancada partidária do Legislativo, ganhando 5 vereadores e totalizando 6 parlamentares, sendo Mizael Prestanista, Felipe Nascimento, Flávio Nascimento, Jesuíno Araújo, Denise Almeida e Everaldo Silva. Esse fortalecimento do PSD sinaliza uma possível consolidação do poder do prefeito na Câmara, podendo influenciar diretamente na aprovação de políticas e projetos municipais.

Logo atrás, o Avante se destaca com 4 parlamentares, enquanto a federação PT-PV-PCdoB conta com 3 integrantes, consolidando-se como as principais forças políticas após as mudanças. DC, MBD e PSB tem 1 vereador cada, vale ressaltar que o PSB volta ter representante após 4 anos.

A oposição também ganha fôlego, voltando a ter 5 parlamentares, sendo figuras como Dete Silva, Vinicius Castello, Jojó Guerra, Vladimir Labanca e Tonny Magalhães, o que promete um cenário de maior pluralidade e debate político na Câmara.

Apesar da divisão partidária, a situação conta com uma maioria confortável de 12 parlamentares, o que sugere que não terá dificuldades para aprovar suas demandas no Legislativo municipal. Contudo, a diversidade de opiniões e interesses representados pelas diferentes bancadas também pode significar um desafio para a governabilidade e a construção de consensos em questões cruciais para a cidade.

Diante desse novo panorama político, os olhos dos munícipes estarão atentos às ações e posicionamentos dos vereadores, que terão o desafio de representar os interesses da população de Olinda em meio a um contexto de intensas disputas políticas e mudanças partidárias.