olinda, religião,

SANTUÁRIO MÃE RAINHA REÚNE 4 MIL HOMENS EM ROMARIA

Alexandre Santos Alexandre Santos Seguir Publicado em 13/03/2025 · 3 mins de leitura
SANTUÁRIO MÃE RAINHA REÚNE 4 MIL HOMENS EM ROMARIA
Compartilhe por

Guiados pelo lema “Peregrinos da Esperança em busca das graças do Santuário”, cerca de 4 mil homens participaram da 3ª Romaria do Terço dos Homens Mãe Rainha de Schoenstatt (THMRS) do Regional Nordeste 2 da CNBB, no Santuário Tabor da Nova Evangelização, em Olinda/PE.

A tradição da romaria vem de 2022 e aumenta cada vez mais o número de peregrinos desse grupo que, no mês de março, chegam até o Santuário, vindos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Na programação consta a subida da ladeira, em procissão, e oração do Santo Terço, a Santa Missa e momento de formação. Antônio Lopes da Silva, de Aliança/PE, partilha: “Esse terceiro encontro da romaria é importante para unir e buscar levar mais homens para participar do Terço. Seguir o THMR é um orgulho muito grande”.

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jakcson, preside a Santa Missa e, em sua homilia, destaca que “quando a gente percebe que, por meio do THMR, muitos homens fazem uma experiência profunda de Deus, mediada por Maria Santíssima. Maria nos conduz a Cristo. Nada para em Maria, tudo nela diz respeito ao Filho. É por isso que estamos aqui e não há nenhuma oposição em venerar Maria Santíssima, como Mãe e Rainha Três Vezes Admirável, e ao mesmo tempo adorar Jesus como Deus e Salvador. A veneração a Maria Santíssima é caminho preparatório para uma experiência profunda de Deus, de Jesus, para uma experiência profunda de ter sido salvo pelo sangue redentor de Jesus”.

O inicio de uma conquista Esta romaria é marcada pela benção do arcebispo à pedra fundamental do monumento do THMR, que será construído neste Santuário, e seu lançamento pelas coordenações do THMR, o assessor o Pe. Argemiro Ferracioli e o reitor do Santuário o Pe. Filipe Araújo. Este monumento, com uma sala onde será possível conhecer sobre a história de fundação do THMR, será um local para oração e aprofundamento na espiritualidade.

As três Graças do Santuário Na formação sobre as três graças do Santuário, de forma simples, os participantes foram “cobertos com o manto de Maria”, um gesto simbólico, no qual um grande manto foi estendido sobre todos, emocionando muitos dos presentes.

O Pe. Filipe comenta: “Esta Romaria é um momento especial na vida do Santuário de Olinda, conhecido como Berço do Terço dos Homens. A reunião de tantos homens, em torno da Mãe e Rainha, é um sinal claro da força e da vitalidade da Aliança de Amor. A romaria esteve centrada nas Graças do Santuário, conscientizando os homens sobre o chamado de nossa Mãe, para levar essas graças a suas famílias, trabalhos e paróquias, a exemplo de João Pozzobon.

Ao rezarmos juntos o Terço, unimos nossas vozes e corações em uma só oração, vivendo a fraternidade e a comunhão, com o espírito de missão que caracteriza o Movimento de Schoenstatt. Vejo a Romaria do Terço dos Homens como um momento de renovação na Aliança, em que os homens, sob o olhar materno de nossa Mãe, encontram força e coragem para viver sua vocação, de forma ainda mais unida ao Deus Trino”.

“Percebo que a cada ano que passa fica mais evidente a importância do movimento THMR na evangelização dos homens proporcionando o retorno da ala masculina à nossa igreja. O movimento nos últimos tempos só tem crescido e se fortalecido” Partilha Pedro Gonçalves.

A próxima Romaria Regional será em 08 de março de 2026.