Falta apenas uma semana para a posse de Mirella, que se tornará a prefeita mais jovem da história de Olinda. A cidade já se movimenta para a transição de governo, iniciada em novembro, mas ainda cercada de incertezas sobre o perfil da nova administração. Das 18 secretarias municipais, apenas seis tiveram os titulares anunciados até o momento. A expectativa é que, até o dia 30 de dezembro, os demais nomes sejam divulgados para que todos os secretários possam assumir seus cargos no dia 2 de janeiro.
Outro ponto que gera atenção é a possível reforma administrativa que Mirella pode implementar. A prefeita eleita cogita extinguir e criar novas secretarias, mas essa mudança dependerá de aprovação da Câmara Municipal, que está em recesso e só retoma suas atividades em fevereiro.
AGENDA DA TRANSIÇÃO
Algumas datas importantes marcam o processo de transição e os primeiros passos do novo governo. Confira o cronograma:
• 27 a 30 de dezembro: Deve haver o anúncio dos novos secretários que ainda não foram revelados.
• 31 de dezembro: O atual prefeito, Lupércio, deverá exonerar todos os ocupantes de cargos comissionados e dispensar servidores de funções gratificadas, entregando a máquina pública enxuta para a nova gestão.
• 1º de janeiro: Posse oficial da prefeita Mirella, do vice-prefeito e dos 17 vereadores eleitos. Nesse mesmo dia, ocorre a eleição da nova mesa diretora da Câmara para o biênio 2025/2026.
• 2 de janeiro: Deve acontecer a posse dos secretários anunciados e divulgação dos nomes dos secretários executivos de cada pasta.
• 3 de janeiro: Poderá ocorrer a primeira reunião entre Mirella e o novo secretariado, marcando o início dos trabalhos do governo.
As datas são uma previsão e podem ocorrer mudanças a depender das decisões tomadas pela equipe da prefeita eleita.
O Correio Olindense seguirá acompanhando os bastidores e trará todas as novidades sobre a política, garantindo informações exclusivas e em tempo real para os leitores.