olinda, cidades,

VEREADOR IRAN BARBOSA SOLICITA CRIAÇÃO DE APLICATIVO PARA FACILITAR SERVIÇOS PÚBLICOS E AMPLIAR FISCALIZAÇÃO CIDADÃ EM OLINDA

Alexandre Santos Alexandre Santos Seguir Publicado em 26/08/2025 · 1 mins de leitura
VEREADOR IRAN BARBOSA SOLICITA CRIAÇÃO DE APLICATIVO PARA FACILITAR SERVIÇOS PÚBLICOS E AMPLIAR FISCALIZAÇÃO CIDADÃ EM OLINDA
Compartilhe por

O vereador Iran Barbosa apresentou, nesta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Olinda, o Requerimento nº 0818, solicitando à prefeita Mirella Almeida, à secretária de Saúde Ana Callou e ao secretário de Governo Júlio Cesar a criação de um aplicativo para facilitar a realização de serviços públicos por parte da Prefeitura e permitir maior participação da população na fiscalização.

Segundo o parlamentar, a medida busca modernizar a gestão municipal, acompanhando os avanços tecnológicos que já permitem, por exemplo, marcações de consultas de saúde via internet. O aplicativo proposto reuniria tanto serviços de utilidade pública quanto uma ferramenta de denúncias, permitindo que o cidadão reporte problemas no atendimento e na execução de obras e serviços.

Na área da saúde, a iniciativa pretende evitar as longas filas nos postos, que muitas vezes obrigam a população a madrugar em busca de senhas e se expor a riscos de violência. Já em serviços urbanos, a plataforma reuniria opções de solicitação como tapa-buracos, manutenção e construção de calçadas, coleta de materiais inservíveis e entulhos, aplicação de lona plástica em áreas de risco e capinação de locais com mato alto.

Iran Barbosa ressaltou que o aplicativo também teria impacto direto na qualidade do serviço público:

“Queremos evitar que o cidadão precise perder tempo em filas, garantir mais cuidado com a população e tornar a gestão mais ágil e próxima das necessidades do povo de Olinda. Essa ferramenta pode se tornar um verdadeiro instrumento de cidadania e aproximação com o poder público”, destacou.

O requerimento agora será encaminhado ao Executivo para análise. Caso seja acatado, a Prefeitura deverá desenvolver o sistema, que poderá se tornar um marco de inovação e participação popular no município.