olinda, cidades,

VIADUTO MANOEL MATTOS, EM GOIANA, RECEBE PAINEL EM MEMÓRIA DO ADVOGADO E DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS

Alexandre Santos Alexandre Santos Seguir Publicado em 24/01/2026 · 2 mins de leitura
VIADUTO MANOEL MATTOS, EM GOIANA, RECEBE PAINEL EM MEMÓRIA DO ADVOGADO E DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS
Compartilhe por

Na manhã deste sábado (24), foi realizado o descerramento do painel em homenagem à memória do advogado, militante político e defensor dos direitos humanos Manoel Bezerra de Mattos Neto, covardemente assassinado em janeiro de 2009, na Paraíba, em razão de seu trabalho firme e corajoso no enfrentamento a grupos de extermínio que atuavam na região e na luta pelos direitos dos trabalhadores.

O caso de Manoel Mattos entrou para a história do país como o primeiro a ter a federalização admitida pela Justiça brasileira.

O painel foi instalado no Viaduto Manoel Mattos, localizado na Rodovia PE-75, sobre a BR-101, no município de Goiana, em Pernambuco. O viaduto recebeu essa denominação a partir da aprovação do Projeto de Lei nº 1068/09, de autoria da então deputada estadual Teresa Leitão (PT), que atualmente exerce mandato como senadora da República.

A cerimônia inaugural deste sábado (24) contou com a presença da senadora Teresa Leitão; de Harlan Gadelha, presidente do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO), órgão responsável pela organização do evento; de Manuella Mattos, filha de Manoel Mattos; do ex-deputado Fernando Ferro; além de familiares, amigos e pessoas ligadas à trajetória de luta do homenageado.

Durante a cerimônia, a senadora Teresa Leitão destacou o legado de Manoel Mattos e a permanência de sua luta na memória coletiva. “Ceifar uma vida significa ceifar também os projetos. O que Manoel ainda tinha por fazer por essa região era muito. Como disse Fernanda Torres: ‘a vida presta’. Mesmo que a gente lute anos a fio pela verdade, pela justiça e pela memória, a gente não pode perder a esperança. E 2026 é também um ano pra gente relembrar o que Manoel Mattos dizia: ‘as lágrimas de hoje servirão de combustível para as futuras vitórias’”, afirmou.

Mais recentemente, já no exercício do mandato de senadora, Teresa Leitão participou do processo de aprovação do Projeto de Lei nº 3.868/2019, de autoria do deputado federal Frei Anastácio Ribeiro, que tramitou inicialmente na Câmara dos Deputados. A proposta inscreveu Manoel Bezerra de Mattos Neto no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. No Senado Federal, o projeto foi relatado pelo senador Humberto Costa (PT) na Comissão de Educação e Cultura, presidida pela senadora Teresa Leitão, no dia 15 de julho de 2025. Após a tramitação, seguiu para sanção presidencial, resultando na Lei nº 15.194, de 28 de agosto de 2025, com a inscrição oficialmente efetivada.