O vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade, esteve nesta quarta-feira (8) na Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), para discutir o projeto de engorda da orla e as soluções que visam conter o avanço da erosão marinha que afeta a costa do município.
O projeto de engorda da orla é considerado uma das principais medidas estruturais para proteger o litoral, preservar o meio ambiente e garantir a segurança dos moradores das áreas costeiras. Além disso, a iniciativa representa um importante passo para fortalecer o turismo e impulsionar a economia local, já que a recuperação das praias valoriza o destino e atrai mais visitantes.
“Estamos falando de uma obra essencial para o futuro de Paulista. A engorda da orla vai garantir mais segurança para as famílias que vivem próximas ao mar, proteger nosso patrimônio natural e estimular o turismo. É uma ação que une sustentabilidade, desenvolvimento e qualidade de vida. A parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para avançarmos nesse caminho”, destacou Felipe Andrade.
O secretário estadual Daniel Coelho reforçou o compromisso do Governo de Pernambuco em buscar soluções conjuntas com os municípios atingidos pela erosão. Ele afirmou que a governadora Raquel Lyra encomendou um estudo técnico sobre a engorda da orla dos municípios de Paulista, Itamaracá, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, que em breve entrará numa próxima fase.
“Esse estudo vai nos permitir ter um diagnóstico completo das áreas mais afetadas e orientar as próximas etapas do projeto. Assim que for concluído, entraremos na fase de captação de recursos, em parceria com as prefeituras e com o apoio da equipe técnica do Estado, para viabilizar as obras de recuperação da orla. É um trabalho coletivo que busca preservar o litoral e garantir segurança para as comunidades litorâneas”, afirmou Daniel.
O encontro marca mais um passo no trabalho integrado e articulação do vice-prefeito de Paulista e o Governo de Pernambuco, com foco em soluções duradouras e sustentáveis para a contenção da erosão marinha e a valorização do litoral pernambucano.
Alexandre Santos
REVELAÇÃO DO FORRÓ DE VAQUEJADA, EDSON VAQUEIRO PREPARA GRAVAÇÃO DO PRIMEIRO DVD